segunda-feira, 1 de março de 2010

Rio comemora 445 anos!

O Técnico do Flamengo, o arcebispo do Rio e Roberto Cury sopras as velas do bolo de aniversário do Rio. Foto:  Ivo Gonzalez

RIO - A chuva forte que caiu sobre o Centro do Rio, na manhã desta segunda-feira, não atrapalhou a festa na Rua da Carioca, para comemorar o aniversário de 445 anos da cidade. Pela primeira vez, a Arquidiocese participou do evento, que já acontece há 20 anos. O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, ajudou a apagar as velas do bolo de dez metros de comprimento, decorado com imagens da cidade e homenagens à Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

No início da tarde, cariocas formaram uma longa fila à espera de uma fatia do bolo, que foi servido com refrigerante e cerveja. A festa, patrocinada pela Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), foi animada pela banda da própria sociedade, que tocou muitas marchinhas, entre elas, "Cidade maravilhosa". A Banda Marcial Dragões Iguaçuanos também foi uma das atrações.

Como ocorre todos os anos, a Sarca homenageou ilustres moradores do Rio, entre eles o radialista José Carlos Araújo, o técnico de futebol do Flamengo, Andrade, e a cantora Elza Soares, além de Dom Orani, que levou a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade.

- Nada mais justo do que unir a igreja a esta festa popular. Não podemos esquecer que todos nós somos responsáveis pelo Rio, que poderia receber de presente um espírito de paz, de fraternidade - disse Dom Orani, satisfeito por levar a imagem de São Sebastião para a festa. - Essa imagem é réplica da primeira trazida por Estácio de Sá para o Brasil.

Por causa da festa, a Rua da Carioca ficou fechada entre a Avenida Rio Branco e a Rua República do Paraguai. A interdição provocou congestionamentos no Centro, com reflexos até a Avenida Radial Oeste.

De acordo com Roberto Cury, presidente da Sarca, a festa na Rua da Carioca ajuda a levantar a autoestima do cidadão:

- Essa é a mais carioca das ruas do Rio. E, com a presença da Arquidiocese, a festa fica ainda melhor. É bom ter a presença de São Sebastião e poder tornar o santo ainda mais popular.

Agora à noite, a Cinelândia também será palco de uma festa comandada, a partir das 18h, pela sambista Leci Brandão, a banda Farofa Carioca e a Companhia de Carlinhos de Jesus. Também haverá música na Cidade de Deus para festejar a data de fundação da cidade. Lá foi montado o palco para os shows, realizados em parceria entre a prefeitura, a Central Única de Favelas e a Rede Globo. A comunidade vai receber o evento pelo segundo ano consecutivo, com apresentações de Gilberto Gil, Maria Gadú, MV Bill, Preta Gil e o Grupo Revelação, a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário